Resident Evil 5[a] é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa desenvolvido e publicado pela Capcom. É o sétimo título principal da série Resident Evil, e foi anunciado em 2005 (o mesmo ano em que seu predecessor Resident Evil 4 foi lançado). Resident Evil 5 foi lançado para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360 em março de 2009 e para o Microsoft Windows em setembro do mesmo ano.
A trama gira em torno da investigação dos agentes da B.S.A.A. Chris Redfield e Sheva Alomar de uma ameaça terrorista em Kijuju, uma região fictícia na África. Redfield logo descobre que precisará confrontar seu passado na forma de seu velho inimigo Albert Wesker e sua ex-parceira Jill Valentine.
A jogabilidade de Resident Evil 5 é semelhante à do jogo anterior, embora seja o primeiro título da série projetado para ter uma jogabilidade cooperativa de dois jogadores. Ele também foi considerado o primeiro jogo da série principal a afastar-se do gênero sobrevivência, com os críticos dizendo que tinha mais semelhanças com um jogo de ação. Capturas de movimento foram usadas para filmar as cutscenes, e foi o primeiro jogo a usar um sistema de câmera virtual. Vários membros da equipe de produção do primeiro Resident Evil trabalharam em Resident Evil 5. A versão de PC foi desenvolvida pela Mercenary Technology.
Resident Evil 5 recebeu uma recepção em grande parte positiva, embora tenha sido criticado por problemas com seus controles. O jogo também recebeu algumas queixas iniciais de racismo, mas uma investigação do British Board of Film Classification considerou as alegações infundadas. Resident Evil 5 foi relançado para o PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2016. Em dezembro de 2020, o jogo original vendeu mais de 7,8 milhões de unidades. Uma edição especial do jogo e lançamentos em outras plataformas venderam mais 4,3 milhões de unidades, elevando as vendas totais para 12,1 milhões, tornando-se o jogo mais vendido da franquia Resident Evil, e a sua versão original continuou sendo o lançamento individual da Capcom mais vendido até março de 2018, quando foi superado por Monster Hunter: World. Sua sequência, Resident Evil 6, foi lançada em 2012.
Enredo
Em 2009,[5] cinco anos após os acontecimentos de Resident Evil 4, Chris Redfield, um ex-membro do Serviço de Resgate e Táticas Especiais (S.T.A.R.S.) e agora parte da Aliança de Avaliação de Segurança em Bioterrorismo (BSAA), é despachado para Kijuju, na África. Ele e sua nova parceira Sheva Alomar têm a tarefa de apreender Ricardo Irving antes que ele venda uma arma bio-orgânica no mercado negro. Quando eles chegam, descobrem que os moradores foram infectados por parasitas que são chamados de "Las Plagas" (já os infectados são chamados de "Majini") e os membros do time alfa da BSAA foram mortos. Chris e Sheva são resgatados pela equipe delta da organização, que conta com Josh Stone, o mentor de Sheva. Nos dados providenciados por este, Chris vê uma fotografia de Jill Valentine, sua antiga parceira, que é dada como morta após um confronto com Albert Wesker. Chris, Sheva e a equipe delta se aproximam de Irving, mas ele escapa com a ajuda de uma figura encapuzada. Irving deixa documentos que levam Chris e Sheva para campos petrolíferos pantanosos. Este lugar é onde a negociação de Irving estava prestes a acontecer, mas logo descobrem que isso era uma distração criada por ele. Quando a dupla tenta se reagrupar com o time delta, eles descobrem que todos foram mortos por uma arma bio-orgânica; Sheva não consegue encontrar Josh entre os mortos. Determinado a saber se Jill ainda está viva, Chris não relata o incidente para a sede.[6]
Entrando no pântano, eles encontram Josh ferido, mas seguro, e rastreiam o barco de Irving com sua ajuda. Ele injeta-se com uma variante do Las Plagas e se transforma em uma besta enorme parecida com um polvo.Chris e Sheva o matam e suas últimas palavras levam-os para uma caverna próxima para saber mais. A caverna é a fonte de uma flor utilizada para criar o vírus progenitor, que levou a produção dos vírus T e G, e tem sido usada para formar uma nova estirpe extremamente poderosa chamada Uroboros. Os dois encontram evidências de que a Tricell, a empresa que financia a BSAA, assumiu um antigo laboratório subterrâneo da Umbrella Corporation e continuou sua pesquisa. Na instalação, eles descobrem que há milhares de cápsulas com cobaias humanas. Embora Chris ache que uma delas é de Valentine, ela está vazia. Quando eles saem, descobrem que a diretora executiva da Tricell, Excella Gionne, conspirava com Wesker para lançar mísseis com o vírus Uroboros em todo o mundo; é revelado eventualmente que Wesker espera salvar alguns poucos escolhidos do caos da infecção para governá-los, criando uma nova raça humana. Chris e Sheva perseguem Excella, mas são interrompidos por Wesker e a figura encapuzada, que se revela ser Jill, que está sendo escravizada por um dispositivo de controle mental preso em seu peito. Excella e Wesker escapam em um navio petroleiro da Tricell, enquanto Chris e Sheva lutam contra Jill e conseguem remover o dispositivo de controle. Depois de uma breve conversa, Jill pede para Chris seguir Wesker.[6]
A dupla embarca no navio petroleiro e encontram Excella, que escapa e deixa cair uma mala de seringas, que são guardadas por Sheva. Quando os dois alcançam o convés principal, Wesker anuncia através de um intercomunicador que ele traiu e infectou Excella com o Uroboros. Ela se transforma em um monstro gigante, que é morto por Chris e Sheva. Jill entra em contato e diz que Wesker deve tomar doses precisas e regulares de um vírus para manter a sua força e velocidade; uma dose maior ou menor iria envenená-lo. Sheva percebe que as seringas de Excella são doses da droga. Eles então seguem Wesker em um bombardeiro carregado com mísseis contendo o Uroboros, injetando-o com as seringas. Wesker tenta escapar no avião, mas é impedido, fazendo-o cair em um vulcão. Furioso, Wesker se expõe ao vírus e persegue Chris e Sheva pelo vulcão. Eles lutam contra ele até serem resgatados por um helicóptero pilotado por Jill e Josh. Já enfraquecido, Wesker tenta arrastar o veículo para dentro do vulcão, mas Chris e Sheva disparam dois tiros de lança-mísseis, matando-o.[7] Na cena final do jogo, Chris pergunta a si mesmo se vale a pena lutar pelo mundo. Olhando para Sheva e Jill, ele decide viver em um mundo sem medo.[6]
Jogabilidade
Resident Evil 5 é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa com uma perspectiva sobre o ombro.[8] Os jogadores podem usar várias armas, incluindo revólveres, espingardas, rifles automáticos, rifles de precisão e lançadores de granadas, bem como ataques corpo a corpo. Os jogadores podem fazer um giro rápido de 180 graus para fugir dos inimigos.[9] O jogo envolve batalhas de chefes, muitas das quais contêm quick time events.[10]
Como em Resident Evil 4, os jogadores podem melhorar as armas com dinheiro e tesouros que são coletados pelos ambientes e se curarem com ervas, mas não podem correr e atirar ao mesmo tempo.[10] Novos recursos incluem alguns inimigos infectados usando armas e granadas,[9] a capacidade de melhorar as armas a qualquer momento a partir da tela de inventário (em vez de encontrar um comerciante) e o equipamento dos itens em tempo real durante a jogabilidade.[10] Cada jogador pode armazenar nove itens (ao contrário dos jogos anteriores, o tamanho deles é irrelevante; uma erva ou um lançador de granadas ocupará apenas um espaço), e quatro itens podem ser atribuídos aos botões direcionais.[8] O jogo apresenta fases com quebra-cabeças, embora menos do que os títulos anteriores.[11][12]

Resident Evil 5 é o primeiro jogo da série Resident Evil que oferece um modo cooperativo para dois jogadores.[13] O primeiro jogador controla Chris Redfield, um ex-membro do Serviço de Resgate e Táticas Especiais (S.T.A.R.S) e membro atual da BSAA, e um segundo jogador pode controlar Sheva Alomar, que é introduzida neste jogo. Quando uma pessoa joga sozinha, Sheva é controlada pela inteligência artificial. Quando o jogo é concluído uma vez, há uma opção para fazer dela o personagem principal.[10] O modo cooperativo está disponível online ou em tela dividida com um segundo jogador usando o mesmo console. Um segundo jogador que ingressar em um jogo de tela dividida em andamento fará com que o jogo recarregue o último ponto de verificação; O segundo jogador que aderir no modo online terá que esperar até que o primeiro jogador chegue ao próximo ponto de verificação ou reinicie o anterior.[8] Quando um segundo jogador entra em um jogo em andamento, ele irá recarregar o último ponto de verificação; já online é preciso esperar até o primeiro jogador atingir o próximo ponto de verificação ou reiniciar o anterior para jogar.[8] No modo de tela dividida, o ponto de vista de um jogador é apresentado na metade superior da tela e o outro na metade inferior, mas cada ponto de exibição é apresentado em formato panorâmico, em vez de usar a largura total da tela, resultando em um espaço não utilizado à esquerda e à direita das duas janelas.[9] Se um jogador estiver com a saúde em estado crítico, apenas o seu parceiro pode ressuscitá-lo e eles morrerão caso o personagem ferido não seja curado. Os jogadores podem trocar itens durante a jogabilidade, embora as armas não possam ser trocadas durante o modo online e em certos pontos do jogo, os personagens são deliberadamente separados de seus parceiros.[8] O enredo do jogo é linear e a interação com outros personagens é bastante limitada as cinemáticas.[11][12]
Uma versão do minijogo Mercenaries de Resident Evil 3: Nemesis está incluído em Resident Evil 5.[14] Este minijogo coloca o jogador em um ambiente fechado com um limite de tempo. Armas personalizadas não podem ser utilizadas, e é preciso procurar armas, munições e tempos bônus enquanto se luta contra uma enxurrada de inimigos,[10] para marcar a maior quantidade de pontos possíveis antes do tempo acabar.[15] Quando o jogo foi lançado este modo estava disponível apenas offline, mas no dia do lançamento um patch disponibilizou a opção online.[16] Mercenaries é desbloqueado quando o modo história do jogo for concluído.

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