segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Resident Evil 3 - Nemesis (PC)

Resident Evil 3: Nemesis [ a ] ​​é umjogo eletrônico de survival horror de 1999 desenvolvido e publicado pela Capcom originalmente para PlayStation . É o terceiro jogo da série Resident Evil e se passa quase simultaneamente aos eventos de Resident Evil 2. O jogador controla a ex-agente de elite Jill Valentine enquanto ela escapa de Raccoon City, que foi invadida por zumbis. O jogo utiliza o mesmo motor gráfico de seus antecessores e apresenta modelos 3D sobre cenários pré-renderizados com ângulos de câmera fixos. As escolhas feitas ao longo do jogo afetam o desenrolar da história e o final obtido.

Resident Evil 3 foi desenvolvido simultaneamente com Resident Evil – Code: Veronica e foi concebido como um spin-off com um protagonista diferente. Foi projetado para ter uma jogabilidade mais voltada para a ação do que seus antecessores e apresenta um número maior de inimigos para o jogador derrotar. Também introduz Nemesis , uma criatura que persegue o jogador periodicamente ao longo do jogo e que foi inspirada no T-1000 do filme de 1991, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final .

Resident Evil 3 recebeu aclamação da crítica e vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo. Os críticos elogiaram o cenário, os gráficos detalhados e Nemesis como um vilão intimidador, mas alguns criticaram sua curta duração e história. Nos anos seguintes ao seu lançamento para PlayStation, Resident Evil 3 foi portado para Windows , Dreamcast e GameCube com diferentes graus de sucesso de crítica. Em particular, a versão para GameCube foi criticada por seu preço relativamente alto e gráficos ultrapassados. Um remake , intitulado Resident Evil 3 , foi lançado em 2020.

O quarto jogo principal da série, Resident Evil 4, foi lançado em 2005.

Jogabilidade

A jogadora, controlando Jill Valentine , está fugindo de um zumbi. Assim como seus antecessores, o estilo gráfico do jogo apresenta modelos 3D sobre fundos pré-renderizados com ângulos de câmera fixos.

Resident Evil 3: Nemesis é um jogo de terror de sobrevivência onde o jogador controla a protagonista, Jill Valentine , em uma perspectiva de terceira pessoa para interagir com o ambiente e os inimigos. O jogador assume o controle de outro personagem por uma breve parte do jogo. [ 5 ] Para progredir, o jogador explora uma cidade enquanto evita, engana e derrota inimigos. O jogador pode interagir com o ambiente de diversas maneiras, como abrir portas, empurrar objetos ou escalar obstáculos. Espalhados pela cidade, encontram-se armas, munição e outros itens, que podem ser coletados e colocados no inventário do jogador. Os itens podem ser examinados, usados ​​ou combinados com outros. [ 5 ] O inventário é limitado a um certo número de espaços, e o jogador frequentemente precisa mover itens do inventário para uma caixa de armazenamento localizada em salas específicas para gerenciar o espaço. [ 5 ]

O jogador pode usar uma variedade de armas de fogo para derrotar inimigos, desde pistolas até um lançador de foguetes . Além dos inimigos, elementos do cenário, como barris explosivos, podem ser alvejados, causando explosões e danos aos inimigos próximos. O jogo também introduz a capacidade de esquivar-se de ataques ou realizar um giro rápido de 180 graus para escapar dos inimigos. [ 6 ] O jogador possui uma certa quantidade de saúde que diminui ao ser atacado por inimigos. A saúde é recuperada com sprays de primeiros socorros, bem como ervas, que podem ser usadas separadamente ou misturadas para aumentar seu efeito de cura. O jogo também apresenta um sistema de criação de munição que permite aos jogadores criar novas munições a partir de diferentes tipos de pólvora . [ 5 ] Além de se envolver em combates, o jogador frequentemente precisa resolver quebra-cabeças que se concentram em desafios lógicos e conceituais. [ 6 ]

Em certas situações, o jogador se encontrará em uma situação perigosa, onde terá que escolher entre duas ações possíveis ou sofrer uma penalidade, ou até mesmo a morte instantânea. Essas escolhas afetam o desenrolar da história e o final obtido. [ 5 ] Além disso, uma criatura chamada Nêmesis é encontrada diversas vezes ao longo do jogo como um chefe recorrente . Nêmesis é consideravelmente mais poderoso que o jogador e tem a habilidade de usar um lançador de foguetes como arma, desviar de tiros e perseguir o jogador de uma área para outra. Durante um desses encontros, o jogador pode escolher lutar contra Nêmesis ou fugir até conseguir escapar. [ 6 ] Uma variedade de encontros é possível, alguns obrigatórios e outros variando em natureza e localização com base em certas escolhas feitas pelo jogador. Mesmo se for evitado ou derrotado durante um desses encontros, Nêmesis inevitavelmente continuará a perseguir o jogador até o final do jogo. [ 5 ]

Após o jogador concluir o jogo, um modo chamado Os Mercenários - Operação: Chacal Louco é desbloqueado. [ 5 ] Neste modo, o jogador deve controlar mercenários que Jill encontra durante o jogo principal e correr de um lado para o outro da cidade dentro de um limite de tempo e recursos. No entanto, o limite de tempo inicial é insuficiente para realizar essa tarefa diretamente, e o jogador deve receber extensões de tempo continuamente realizando certas ações, como derrotar inimigos, resgatar civis e explorar áreas escondidas. Dependendo da classificação obtida e da dificuldade escolhida, concluir o jogo principal pode desbloquear trajes alternativos para Jill e arquivos de epílogo que detalham as atividades de diferentes personagens após os eventos do jogo. [ 5 ] O modo Os Mercenários e os trajes alternativos para Jill não precisam ser desbloqueados nas versões para Windows e Dreamcast do jogo. [ 7 [ 8 ]

Trama

Em 28 de setembro de 1998, 24 horas antes dos eventos de Resident Evil 2 , a ex-membro do Serviço de Táticas Especiais e Resgate (STARS), Jill Valentine, tenta escapar de Raccoon City. A maior parte da população foi transformada em zumbis por um surto do Vírus T , a terrível arma biológica secretamente desenvolvida pela empresa farmacêutica Umbrella Corporation. Após lutar contra zumbis e mutantes a caminho do Departamento de Polícia de Raccoon City, Jill encontra seu colega de equipe, Brad Vickers , que mais tarde é morto por um novo inimigo. Essa criatura, Nemesis-T Tipo, é uma arma bio-orgânica programada para atingir os membros sobreviventes do STARS, que tinham conhecimento dos experimentos da Umbrella. Depois de escapar de Nemesis, Jill encontra três membros sobreviventes do Serviço de Contramedidas de Biorrisco da Umbrella (UBCS): Carlos Oliveira , Mikhail Victor e Nikolai Zinoviev . Nikolai explica a Jill que um helicóptero de resgate pode ser contatado caso eles consigam chegar à Torre do Relógio da cidade para tocar o sino.

Quando terminam de consertar um teleférico, Nikolai desaparece e é dado como morto. Nêmesis então encurrala os membros restantes do grupo no teleférico enquanto se dirigem para a torre. Mikhail se sacrifica com uma granada, fazendo com que o teleférico caia no pátio central da torre e separando Jill e Carlos brevemente. Na Torre do Relógio, Jill chama o helicóptero tocando o sino da torre antes de ser confrontada por Nêmesis, que destrói o helicóptero e infecta Jill com o Vírus T. Jill consegue derrotar Nêmesis temporariamente, mas desmaia devido à infecção pelo Vírus T. Carlos encontra Jill e a leva para um lugar seguro dentro da Torre do Relógio. Três dias depois, ele encontra uma vacina para a infecção de Jill pelo Vírus T em um hospital próximo pertencente à Umbrella, retorna e a administra a ela, salvando-a.

Após recuperar a consciência na manhã de 1º de outubro de 1998, Jill segue em direção ao Parque Raccoon para procurar uma rota de fuga e entra na cabana do zelador. Lá, ela encontra Nikolai, que revela ser um "supervisor" enviado a Raccoon City para coletar dados de combate sobre as armas biológicas da Umbrella. Nikolai recua e, mais tarde, Jill se depara com o Coveiro, uma criatura enorme semelhante a uma minhoca. Jill o derrota e escapa para uma fábrica abandonada da Umbrella nos arredores da cidade através dos túneis da minhoca. Dentro da fábrica, Jill encontra Carlos, que lhe conta que o governo dos EUA está planejando lançar um míssil termobárico experimental [ 9 ] em Raccoon City para erradicar a infestação do Vírus T. Após confrontar Nemesis e pegar um cartão-chave necessário para escapar, Jill descobre que o ataque de mísseis a Raccoon City começou e que resta pouco tempo antes que a cidade seja destruída.

Dependendo do caminho escolhido pelo jogador, o encontro final de Jill com Nikolai será diferente. Em uma versão dos eventos, Nikolai tentará iniciar um tiroteio com Jill, mas será emboscado e morto por Nemesis. Em outra versão, Nikolai sequestrará o helicóptero de fuga que Jill pretendia usar, e o jogador terá que negociar com ele ou destruir a aeronave. Se Jill negociar com Nikolai, ele revelará que matou os outros supervisores e se gabará de ter recebido a recompensa oferecida pela Umbrella por Jill antes de escapar. Independentemente do destino de Nikolai, Jill segue para o pátio dos fundos e confronta Nemesis novamente. Após uma intensa batalha, Jill derrota Nemesis com a ajuda de um grande protótipo de canhão eletromagnético antes de se encontrar com Carlos e escapar da cidade de helicóptero. Se o helicóptero de fuga anterior tiver sido roubado por Nikolai, Jill e Carlos encontrarão Barry Burton , especialista em armas da Equipe Alfa da STARS , que os ajudará a escapar em seu helicóptero. Ao amanhecer, o míssil vaporiza Raccoon City, e Jill jura vingança contra a Umbrella. Um noticiário então detalha brevemente a destruição e oferece condolências pelas vidas perdidas.





                                                              

                                     





Resident Evil 3 MOD The Lord of the Necropolis (PC)






                              

                                                           



Resident Evil: Dead Aim

Resident Evil: Dead Aim [ a ] ​​é umjogo de tiro com pistola de luz desenvolvido pela Cavia [ 2 [ 3 ] e publicado pela Capcom . É o terceirotítulo da série Gun Survivor Resident Evil e o quarto e último jogo da franquia. É também o terceiro jogo da série Resident Evil a apresentartiro em primeira pessoa .

Jogabilidade

Visão em primeira pessoa

Dead Aim utiliza uma perspectiva em terceira pessoa ao se movimentar e alterna para a perspectiva em primeira pessoa ao mirar e disparar uma arma, com um ponto no centro da tela para auxiliar o jogador na mira. É um dos poucos jogos da franquia Resident Evil que permite ao jogador se movimentar enquanto mira e é compatível com a pistola de luz e o mouse USB do PlayStation 2.

Trama

Em 2002, quatro anos após os eventos de Resident Evil 2 , o transatlântico Spencer Rain , pertencente à Umbrella , é infestado pelo T-Vírus, roubado do laboratório da Umbrella em Paris pelo bioterrorista e ex-funcionário da Umbrella, Morpheus D. Duvall, e sua carga secreta de Arma Bio-Orgânica (ABO) é liberada intencionalmente. Morpheus ameaça lançar mísseis carregados com o T-Vírus de um silo secreto, a menos que os EUA e a China concordem em pagar seu resgate de US$ 5 bilhões. Bruce McGivern, membro da "Equipe de Investigação de Perseguição Anti-Umbrella" do USSTRATCOM , uma força-tarefa do governo americano com o único propósito de desmantelar a Umbrella, é enviado para a missão. Junto com ele está Fong Ling, enviada pela agência chinesa MSS . Embora compartilhem os mesmos objetivos e um inimigo comum, seus respectivos governos são contra a cooperação.

Durante a investigação de Bruce, ele é encontrado por Morpheus e mantido sob a mira de uma arma no convés de proa. Um ataque surpresa de Fong Ling com uma granada permite que Bruce escape para dentro da nave, com Morpheus sendo ferido na explosão. Mais tarde, Morpheus se infecta com o vírus experimental "t+G" para evitar um ferimento que seria fatal. O vírus "t+G" altera o corpo de Morpheus, fazendo com que ele desenvolva atributos mais femininos, como seios e saltos altos permanentes. Após um breve encontro com o mutante Morpheus no compartimento de carga, Bruce escapa, depois de não conseguir ferir Morpheus, e vai para a engenharia com a ajuda de Fong Ling. Restaurando a energia de partes da nave e descobrindo itens importantes, os dois conseguem acessar a ponte de comando — com Bruce matando o capitão infectado durante a busca — e descobrem que a Spencer Rain está em rota de colisão com uma ilha próxima. Correndo para fora para escapar da nave, Bruce é forçado a lutar contra o Tyrant 091, que havia escapado do confinamento antes do encontro de Bruce com Morpheus. Após derrotá-lo, Bruce salta para o oceano e nada até a costa enquanto o transatlântico é destruído.

Explorando brevemente a ilha, que revela conter uma instalação abandonada da Umbrella, Bruce desce pelas vias navegáveis ​​em busca de Morpheus. Navegando por uma série de canais subaquáticos, ele descobre que a ilha era usada como depósito de resíduos de BOWs (Armas Biológicas de Guerra) fracassadas até ser recentemente destruída por um surto biológico. Mais adentro da instalação, Fong Ling escapou de "Plutão", um experimento fracassado que a Umbrella perdeu de vista, e posteriormente se reuniu com Morpheus. É nesse momento que eles descobrem que os chineses cederam às exigências de Morpheus e concordaram em pagar, providenciando um satélite de armas orbitais para matar Fong Ling com um dispositivo a laser direcionado , mantendo total sigilo. Bruce deduz corretamente que o satélite está rastreando um chip em sua tatuagem e o remove com uma faca. Com o chip destruído, o satélite cessa o ataque. Os dois seguem para um depósito para viajar até a Biosfera subaquática, onde o silo de mísseis está localizado, mas Bruce é forçado a lutar contra Plutão antes de chegar lá.

Com Plutão derrotado, os dois descem pelo elevador; Morpheus reaparece repentinamente, fazendo o elevador despencar no fundo do mar. Os dois agentes sobrevivem à queda e exploram a instalação, descobrindo que a própria organização bioterrorista de Morpheus já foi comprometida por outro surto do vírus T. Fong Ling é capturada por Morpheus, que a usa para jogar um jogo com Bruce: tentar salvá-la ou abandoná-la para completar a missão. Bruce escolhe salvá-la, permitindo que Fong Ling forneça suporte logístico enquanto ele procura pelos mísseis. No entanto, um Morpheus gravemente mutado tenta impedir Bruce de alcançar os mísseis a tempo, embora danos adicionais façam o mutante G aumentar de tamanho. Bruce derrota Morpheus com sucesso, fazendo com que a BOW mutante continue a aumentar de tamanho até que a instalação subaquática se autodestrua. Com os mísseis impedidos de serem lançados, Morpheus eliminado e qualquer vestígio da instalação destruído, Bruce e Fong Ling chegam à superfície usando um bote salva-vidas para escapar. O bote salva-vidas lança um sinalizador para o céu, revelando a localização dos agentes aos seus superiores/serviços de resgate. Bruce pede a Fong Ling que vá com ele para os Estados Unidos. Ela recusa, dizendo que pertence à sua própria nação. Bruce faz um comentário espirituoso em sua língua e os dois agentes se abraçam enquanto um helicóptero chega para escoltá-los em segurança.

Desenvolvimento

Dead Aim foi anunciado em 2002 como um jogo para PlayStation 2 com lançamento previsto no Japão em algum momento de 2003. Assim como Gun Survivor 2 , não se esperava que fosse lançado nos Estados Unidos na época. [ 4 ] O jogo apresenta a música tema de encerramento "Gun Shot" da banda de rock japonesa Rize .

O comunicado de imprensa da Capcom de 15 de janeiro de 2003 demonstrou uma versão funcional do jogo, revelando que, ao contrário dos três títulos anteriores de Gun Survivor , Gun Survivor 4 (planejado para ser conhecido como Resident Evil: Dead Aim nos mercados americano e europeu, agora confirmados) alternaria entre ângulos de câmera em primeira e terceira pessoa, dependendo se o jogador está mirando com uma arma ou não. O controle de pistola de luz GunCon 2 também foi confirmado como compatível com o jogo. A conferência previa uma data de lançamento para junho de 2003. [ 5 ]

Apesar de seu lançamento em junho, Dead Aim ainda fez uma aparição na E3 2003 apenas um mês antes, juntamente com o lançamento para GameCube de Resident Evil – Code: Veronica X e Resident Evil Outbreak . [ 6 ]

O jogo crossover de 2005, Namco × Capcom, apresentou Bruce e Ling como personagens jogáveis.

Recepção

Dead Aim recebeu críticas mistas. O GameSpot deu uma nota 6,4, dizendo: "Não é o melhor jogo de Resident Evil , e não é um jogo de tiro com pistola de luz excepcional, mas Dead Aim cria um híbrido interessante e único dos dois, e isso é um feito louvável." O IGN deu uma nota 6,9, elogiando-o como o melhor da série Gun Survivor e destacando seus gráficos estelares, mas criticando-o pelos diálogos clichês e pela premissa pouco original. O X-Play deu ao jogo uma nota 4/5, citando os gráficos e controles aprimorados em relação às tentativas anteriores. [ 15 ]