segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Resident Evil: Dead Aim

Resident Evil: Dead Aim [ a ] ​​é umjogo de tiro com pistola de luz desenvolvido pela Cavia [ 2 [ 3 ] e publicado pela Capcom . É o terceirotítulo da série Gun Survivor Resident Evil e o quarto e último jogo da franquia. É também o terceiro jogo da série Resident Evil a apresentartiro em primeira pessoa .

Jogabilidade

Visão em primeira pessoa

Dead Aim utiliza uma perspectiva em terceira pessoa ao se movimentar e alterna para a perspectiva em primeira pessoa ao mirar e disparar uma arma, com um ponto no centro da tela para auxiliar o jogador na mira. É um dos poucos jogos da franquia Resident Evil que permite ao jogador se movimentar enquanto mira e é compatível com a pistola de luz e o mouse USB do PlayStation 2.

Trama

Em 2002, quatro anos após os eventos de Resident Evil 2 , o transatlântico Spencer Rain , pertencente à Umbrella , é infestado pelo T-Vírus, roubado do laboratório da Umbrella em Paris pelo bioterrorista e ex-funcionário da Umbrella, Morpheus D. Duvall, e sua carga secreta de Arma Bio-Orgânica (ABO) é liberada intencionalmente. Morpheus ameaça lançar mísseis carregados com o T-Vírus de um silo secreto, a menos que os EUA e a China concordem em pagar seu resgate de US$ 5 bilhões. Bruce McGivern, membro da "Equipe de Investigação de Perseguição Anti-Umbrella" do USSTRATCOM , uma força-tarefa do governo americano com o único propósito de desmantelar a Umbrella, é enviado para a missão. Junto com ele está Fong Ling, enviada pela agência chinesa MSS . Embora compartilhem os mesmos objetivos e um inimigo comum, seus respectivos governos são contra a cooperação.

Durante a investigação de Bruce, ele é encontrado por Morpheus e mantido sob a mira de uma arma no convés de proa. Um ataque surpresa de Fong Ling com uma granada permite que Bruce escape para dentro da nave, com Morpheus sendo ferido na explosão. Mais tarde, Morpheus se infecta com o vírus experimental "t+G" para evitar um ferimento que seria fatal. O vírus "t+G" altera o corpo de Morpheus, fazendo com que ele desenvolva atributos mais femininos, como seios e saltos altos permanentes. Após um breve encontro com o mutante Morpheus no compartimento de carga, Bruce escapa, depois de não conseguir ferir Morpheus, e vai para a engenharia com a ajuda de Fong Ling. Restaurando a energia de partes da nave e descobrindo itens importantes, os dois conseguem acessar a ponte de comando — com Bruce matando o capitão infectado durante a busca — e descobrem que a Spencer Rain está em rota de colisão com uma ilha próxima. Correndo para fora para escapar da nave, Bruce é forçado a lutar contra o Tyrant 091, que havia escapado do confinamento antes do encontro de Bruce com Morpheus. Após derrotá-lo, Bruce salta para o oceano e nada até a costa enquanto o transatlântico é destruído.

Explorando brevemente a ilha, que revela conter uma instalação abandonada da Umbrella, Bruce desce pelas vias navegáveis ​​em busca de Morpheus. Navegando por uma série de canais subaquáticos, ele descobre que a ilha era usada como depósito de resíduos de BOWs (Armas Biológicas de Guerra) fracassadas até ser recentemente destruída por um surto biológico. Mais adentro da instalação, Fong Ling escapou de "Plutão", um experimento fracassado que a Umbrella perdeu de vista, e posteriormente se reuniu com Morpheus. É nesse momento que eles descobrem que os chineses cederam às exigências de Morpheus e concordaram em pagar, providenciando um satélite de armas orbitais para matar Fong Ling com um dispositivo a laser direcionado , mantendo total sigilo. Bruce deduz corretamente que o satélite está rastreando um chip em sua tatuagem e o remove com uma faca. Com o chip destruído, o satélite cessa o ataque. Os dois seguem para um depósito para viajar até a Biosfera subaquática, onde o silo de mísseis está localizado, mas Bruce é forçado a lutar contra Plutão antes de chegar lá.

Com Plutão derrotado, os dois descem pelo elevador; Morpheus reaparece repentinamente, fazendo o elevador despencar no fundo do mar. Os dois agentes sobrevivem à queda e exploram a instalação, descobrindo que a própria organização bioterrorista de Morpheus já foi comprometida por outro surto do vírus T. Fong Ling é capturada por Morpheus, que a usa para jogar um jogo com Bruce: tentar salvá-la ou abandoná-la para completar a missão. Bruce escolhe salvá-la, permitindo que Fong Ling forneça suporte logístico enquanto ele procura pelos mísseis. No entanto, um Morpheus gravemente mutado tenta impedir Bruce de alcançar os mísseis a tempo, embora danos adicionais façam o mutante G aumentar de tamanho. Bruce derrota Morpheus com sucesso, fazendo com que a BOW mutante continue a aumentar de tamanho até que a instalação subaquática se autodestrua. Com os mísseis impedidos de serem lançados, Morpheus eliminado e qualquer vestígio da instalação destruído, Bruce e Fong Ling chegam à superfície usando um bote salva-vidas para escapar. O bote salva-vidas lança um sinalizador para o céu, revelando a localização dos agentes aos seus superiores/serviços de resgate. Bruce pede a Fong Ling que vá com ele para os Estados Unidos. Ela recusa, dizendo que pertence à sua própria nação. Bruce faz um comentário espirituoso em sua língua e os dois agentes se abraçam enquanto um helicóptero chega para escoltá-los em segurança.

Desenvolvimento

Dead Aim foi anunciado em 2002 como um jogo para PlayStation 2 com lançamento previsto no Japão em algum momento de 2003. Assim como Gun Survivor 2 , não se esperava que fosse lançado nos Estados Unidos na época. [ 4 ] O jogo apresenta a música tema de encerramento "Gun Shot" da banda de rock japonesa Rize .

O comunicado de imprensa da Capcom de 15 de janeiro de 2003 demonstrou uma versão funcional do jogo, revelando que, ao contrário dos três títulos anteriores de Gun Survivor , Gun Survivor 4 (planejado para ser conhecido como Resident Evil: Dead Aim nos mercados americano e europeu, agora confirmados) alternaria entre ângulos de câmera em primeira e terceira pessoa, dependendo se o jogador está mirando com uma arma ou não. O controle de pistola de luz GunCon 2 também foi confirmado como compatível com o jogo. A conferência previa uma data de lançamento para junho de 2003. [ 5 ]

Apesar de seu lançamento em junho, Dead Aim ainda fez uma aparição na E3 2003 apenas um mês antes, juntamente com o lançamento para GameCube de Resident Evil – Code: Veronica X e Resident Evil Outbreak . [ 6 ]

O jogo crossover de 2005, Namco × Capcom, apresentou Bruce e Ling como personagens jogáveis.

Recepção

Dead Aim recebeu críticas mistas. O GameSpot deu uma nota 6,4, dizendo: "Não é o melhor jogo de Resident Evil , e não é um jogo de tiro com pistola de luz excepcional, mas Dead Aim cria um híbrido interessante e único dos dois, e isso é um feito louvável." O IGN deu uma nota 6,9, elogiando-o como o melhor da série Gun Survivor e destacando seus gráficos estelares, mas criticando-o pelos diálogos clichês e pela premissa pouco original. O X-Play deu ao jogo uma nota 4/5, citando os gráficos e controles aprimorados em relação às tentativas anteriores. [ 15 ]




Nenhum comentário:

Postar um comentário