Ico [ b ] é um jogo de ação e aventura de 2001 desenvolvido e publicado pela Sony Computer Entertainment para o PlayStation 2. Foi projetado e dirigido por Fumito Ueda , que queria criar um jogo minimalista baseado no conceito de "garoto encontra garota". Originalmente planejado para o PlayStation , Ico levou aproximadamente quatro anos para ser desenvolvido. A equipe empregou uma abordagem de "design de subtração" para reduzir elementos da jogabilidade que interferiam no cenário e na história do jogo, a fim de criar um alto nível de imersão.
O jogador controla Ico, um menino que nasceu com chifres, o que sua aldeia considera um mau presságio. Após guerreiros o trancarem em um castelo abandonado, ele liberta Yorda, a filha da rainha do castelo, que planeja usar Yorda para prolongar sua vida. Ico deve trabalhar com Yorda para escapar do castelo, protegendo-a de inimigos e ajudando-a a atravessar e resolver quebra-cabeças.
Ico introduziu vários elementos técnicos e de design que influenciaram os jogos subsequentes, incluindo uma história contada com diálogos mínimos, iluminação intensa e animação de quadros-chave . Embora não tenha sido um sucesso comercial, foi aclamado por sua arte, jogabilidade original e elementos de história, e recebeu vários prêmios, incluindo indicações de "Jogo do Ano" e três Game Developers Choice Awards . Considerado um clássico cult, foi chamado de um dos maiores videogames de todos os tempos e é frequentemente mencionado em discussões sobre videogames como uma forma de arte . Foi relançado na Europa em 2006 em conjunto com Shadow of the Colossus , o sucessor espiritual de Ico . Uma remasterização em alta definição do jogo foi lançada junto com Shadow of the Colossus para o PlayStation 3 na The Ico & Shadow of the Colossus Collection em 2011.
Jogabilidade

Ico é principalmente um jogo de plataforma tridimensional . O jogador controla Ico de uma perspectiva de terceira pessoa enquanto explora o castelo e tenta escapar com Yorda. [ 3 ] A câmera é fixa em cada sala ou área, mas gira para seguir Ico ou Yorda conforme eles se movem; o jogador também pode mover a visão um pequeno grau em outras direções para observar mais dos arredores. [ 4 ] O jogo inclui muitos elementos de jogos de plataforma; por exemplo, o jogador deve fazer Ico pular, escalar, empurrar e puxar objetos e realizar outras tarefas, como resolver quebra-cabeças, para progredir no castelo. [ 5 ]
Essas ações são complicadas pelo fato de que apenas Ico pode realizá-las; Yorda pode pular apenas distâncias curtas e não pode escalar barreiras altas. O jogador deve usar Ico para ajudar Yorda a cruzar obstáculos, como levantá-la para uma saliência mais alta ou organizar o ambiente para permitir que Yorda atravesse uma lacuna maior sozinha. O jogador pode dizer a Yorda para seguir Ico ou esperar em um local específico. O jogador pode fazer com que Ico pegue a mão de Yorda e a puxe em um ritmo mais rápido pelo ambiente. [ 6 ] Os jogadores não conseguem progredir no jogo até que movam Yorda para certas portas que só ela pode abrir. [ 3 ]
Escapar do castelo é dificultado por criaturas das sombras enviadas pela Rainha. Essas criaturas tentam arrastar Yorda para vórtices negros se Ico a deixar por qualquer período de tempo, ou se ela estiver em certas áreas do castelo. Ico pode dissipar essas sombras usando um bastão ou espada e puxar Yorda para fora se ela for atraída para um vórtice. [ 3 ] Embora as criaturas das sombras não possam ferir Ico, o jogo termina se Yorda for totalmente engolida por um vórtice; o jogador reinicia de um ponto de salvamento . O jogador também reiniciará de um ponto de salvamento se Ico cair de uma grande altura. Os pontos de salvamento no jogo são representados por bancos de pedra nos quais Ico e Yorda descansam enquanto o jogador salva o jogo. [ 6 ] Nos lançamentos europeus e japoneses, após a conclusão do jogo, o jogador tem a oportunidade de reiniciá-lo em um modo cooperativo local para dois jogadores, onde o segundo jogador joga como Yorda, ainda sob as mesmas limitações da versão controlada por computador do personagem. [ 7 ]
Trama
Ico (イコ) , um garoto com chifres, é levado por um grupo de guerreiros para um castelo abandonado e desolado e trancado dentro de um caixão de pedra para ser sacrificado. [ 8 ] Um tremor derruba o caixão e Ico escapa. Enquanto ele procura no castelo, ele se depara com Yorda (ヨルダ, Yoruda ) , uma garota cativa que fala uma língua diferente. Yorda está magicamente ligada ao castelo e tem a habilidade mística de abrir vários portões, feitos de estátuas que lembram Ico, com energia branca que emana de seu corpo. No entanto, ela é fisicamente incapaz de se defender. Ico ajuda Yorda a escapar e a defende de criaturas semelhantes a sombras. A dupla atravessa o castelo e chega à ponte que leva à terra. Enquanto eles cruzam, a Rainha, governante do castelo, aparece e diz a Yorda que, como sua filha, ela não pode deixar o castelo. [ 9 ] Mais tarde, enquanto tentam escapar pela ponte, ela se divide e eles se separam. Yorda tenta salvar Ico, mas a Rainha o impede. Ele acaba caindo da ponte e perdendo a consciência.
Ico desperta abaixo do castelo e retorna aos níveis superiores, encontrando uma espada mágica que dissipa as criaturas das sombras. Após descobrir que Yorda foi transformada em pedra pela Rainha, ele a confronta em sua sala do trono, que revela que planeja recomeçar sua vida tomando posse do corpo de Yorda. [ 10 ] Ico mata a Rainha com a espada mágica, mas seus chifres são quebrados na luta e no final ele fica inconsciente. Com a morte da Rainha, o castelo começa a desmoronar ao redor de Ico, mas o feitiço da Rainha sobre Yorda é quebrado, e uma Yorda sombria carrega Ico em segurança para fora do castelo até um barco, enviando-o para a costa sozinho. Sua frase final "Nonomori" (o único diálogo não traduzido no jogo) é dita por ela para Ico enquanto ele se afasta do castelo.
Ico acorda na praia e encontra o castelo distante em ruínas, e Yorda, em sua forma humana, aparece nas proximidades. [ 4 ] Ela acorda e sorri para Ico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário