quarta-feira, 24 de abril de 2024

ICO

Ico [ b ] é um jogo de ação e aventura de 2001 desenvolvido e publicado pela Sony Computer Entertainment para o PlayStation 2. Foi projetado e dirigido por Fumito Ueda , que queria criar um jogo minimalista baseado no conceito de "garoto encontra garota". Originalmente planejado para o PlayStation , Ico levou aproximadamente quatro anos para ser desenvolvido. A equipe empregou uma abordagem de "design de subtração" para reduzir elementos da jogabilidade que interferiam no cenário e na história do jogo, a fim de criar um alto nível de imersão.

O jogador controla Ico, um menino que nasceu com chifres, o que sua aldeia considera um mau presságio. Após guerreiros o trancarem em um castelo abandonado, ele liberta Yorda, a filha da rainha do castelo, que planeja usar Yorda para prolongar sua vida. Ico deve trabalhar com Yorda para escapar do castelo, protegendo-a de inimigos e ajudando-a a atravessar e resolver quebra-cabeças.

Ico introduziu vários elementos técnicos e de design que influenciaram os jogos subsequentes, incluindo uma história contada com diálogos mínimos, iluminação intensa e animação de quadros-chave . Embora não tenha sido um sucesso comercial, foi aclamado por sua arte, jogabilidade original e elementos de história, e recebeu vários prêmios, incluindo indicações de "Jogo do Ano" e três Game Developers Choice Awards . Considerado um clássico cult, foi chamado de um dos maiores videogames de todos os tempos e é frequentemente mencionado em discussões sobre videogames como uma forma de arte . Foi relançado na Europa em 2006 em conjunto com Shadow of the Colossus , o sucessor espiritual de Ico . Uma remasterização em alta definição do jogo foi lançada junto com Shadow of the Colossus para o PlayStation 3 na The Ico & Shadow of the Colossus Collection em 2011.

Jogabilidade

Ico (à direita) chama Yorda (à esquerda) enquanto ela espera no castelo em ruínas. Os gráficos do jogo apresentam técnicas de luz suave . [ 1 [ 2 ]

Ico é principalmente um jogo de plataforma tridimensional . O jogador controla Ico de uma perspectiva de terceira pessoa enquanto explora o castelo e tenta escapar com Yorda. [ 3 ] A câmera é fixa em cada sala ou área, mas gira para seguir Ico ou Yorda conforme eles se movem; o jogador também pode mover a visão um pequeno grau em outras direções para observar mais dos arredores. [ 4 ] O jogo inclui muitos elementos de jogos de plataforma; por exemplo, o jogador deve fazer Ico pular, escalar, empurrar e puxar objetos e realizar outras tarefas, como resolver quebra-cabeças, para progredir no castelo. [ 5 ]

Essas ações são complicadas pelo fato de que apenas Ico pode realizá-las; Yorda pode pular apenas distâncias curtas e não pode escalar barreiras altas. O jogador deve usar Ico para ajudar Yorda a cruzar obstáculos, como levantá-la para uma saliência mais alta ou organizar o ambiente para permitir que Yorda atravesse uma lacuna maior sozinha. O jogador pode dizer a Yorda para seguir Ico ou esperar em um local específico. O jogador pode fazer com que Ico pegue a mão de Yorda e a puxe em um ritmo mais rápido pelo ambiente. [ 6 ] Os jogadores não conseguem progredir no jogo até que movam Yorda para certas portas que só ela pode abrir. [ 3 ]

Escapar do castelo é dificultado por criaturas das sombras enviadas pela Rainha. Essas criaturas tentam arrastar Yorda para vórtices negros se Ico a deixar por qualquer período de tempo, ou se ela estiver em certas áreas do castelo. Ico pode dissipar essas sombras usando um bastão ou espada e puxar Yorda para fora se ela for atraída para um vórtice. [ 3 ] Embora as criaturas das sombras não possam ferir Ico, o jogo termina se Yorda for totalmente engolida por um vórtice; o jogador reinicia de um ponto de salvamento . O jogador também reiniciará de um ponto de salvamento se Ico cair de uma grande altura. Os pontos de salvamento no jogo são representados por bancos de pedra nos quais Ico e Yorda descansam enquanto o jogador salva o jogo. [ 6 ] Nos lançamentos europeus e japoneses, após a conclusão do jogo, o jogador tem a oportunidade de reiniciá-lo em um modo cooperativo local para dois jogadores, onde o segundo jogador joga como Yorda, ainda sob as mesmas limitações da versão controlada por computador do personagem. [ 7 ]

Trama

Ico (イコ) , um garoto com chifres, é levado por um grupo de guerreiros para um castelo abandonado e desolado e trancado dentro de um caixão de pedra para ser sacrificado. [ 8 ] Um tremor derruba o caixão e Ico escapa. Enquanto ele procura no castelo, ele se depara com Yorda (ヨルダYoruda ) , uma garota cativa que fala uma língua diferente. Yorda está magicamente ligada ao castelo e tem a habilidade mística de abrir vários portões, feitos de estátuas que lembram Ico, com energia branca que emana de seu corpo. No entanto, ela é fisicamente incapaz de se defender. Ico ajuda Yorda a escapar e a defende de criaturas semelhantes a sombras. A dupla atravessa o castelo e chega à ponte que leva à terra. Enquanto eles cruzam, a Rainha, governante do castelo, aparece e diz a Yorda que, como sua filha, ela não pode deixar o castelo. [ 9 ] Mais tarde, enquanto tentam escapar pela ponte, ela se divide e eles se separam. Yorda tenta salvar Ico, mas a Rainha o impede. Ele acaba caindo da ponte e perdendo a consciência.

Ico desperta abaixo do castelo e retorna aos níveis superiores, encontrando uma espada mágica que dissipa as criaturas das sombras. Após descobrir que Yorda foi transformada em pedra pela Rainha, ele a confronta em sua sala do trono, que revela que planeja recomeçar sua vida tomando posse do corpo de Yorda. [ 10 ] Ico mata a Rainha com a espada mágica, mas seus chifres são quebrados na luta e no final ele fica inconsciente. Com a morte da Rainha, o castelo começa a desmoronar ao redor de Ico, mas o feitiço da Rainha sobre Yorda é quebrado, e uma Yorda sombria carrega Ico em segurança para fora do castelo até um barco, enviando-o para a costa sozinho. Sua frase final "Nonomori" (o único diálogo não traduzido no jogo) é dita por ela para Ico enquanto ele se afasta do castelo.

Ico acorda na praia e encontra o castelo distante em ruínas, e Yorda, em sua forma humana, aparece nas proximidades. [ 4 ] Ela acorda e sorri para Ico.

                                                                 


                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário