Resident Evil 2 [ b ] é umjogo eletrônico de survival horror de 1998 desenvolvido e publicado pela Capcom para PlayStation . O jogador controla o policial novato Leon S. Kennedy e a estudante universitária Claire Redfield , que precisam escapar de Raccoon City após seus cidadãos serem transformados em zumbis por uma arma biológica , dois meses após os eventos do Resident Evil original . A jogabilidade se concentra em exploração, quebra-cabeças e combate; a principal diferença em relação ao seu antecessor são os caminhos ramificados, com cada personagem jogável tendo histórias, parceiros e obstáculos únicos.
Resident Evil 2 foi produzido por Shinji Mikami , diretor da franquia Resident Evil , dirigido por Hideki Kamiya e desenvolvido por uma equipe de aproximadamente 50 pessoas ao longo de 21 meses. A versão inicial, comumente chamada de Resident Evil 1.5 , difere drasticamente do projeto original; o jogo foi cancelado quando estava aproximadamente dois terços concluídos, pois Mikami o considerou inadequado. O design final introduziu uma apresentação mais cinematográfica.
Resident Evil 2 foi aclamado por sua atmosfera, ambientação, gráficos, áudio, cenários, jogabilidade geral e melhorias em relação ao jogo original, embora tenha recebido algumas críticas em relação aos controles, dublagem e certos elementos de jogabilidade. É amplamente considerado um dos melhores jogos de todos os tempos . É o jogo da franquia Resident Evil mais vendido para uma única plataforma, com mais de 6 milhões de cópias vendidas em todas as plataformas. Foi portado para Windows , Nintendo 64 , Dreamcast e GameCube , e uma versão modificada em 2.5D foi lançada para o portátil Game.com . A história de Resident Evil 2 foi recontada e expandida em diversos jogos posteriores e adaptada para várias obras licenciadas. Foi seguido por Resident Evil 3: Nemesis em 1999. Um remake foi lançado para PlayStation 4 , Windows e Xbox One em 2019.
Jogabilidade

Resident Evil 2 é um jogo de terror de sobrevivência em terceira pessoa que apresenta a mesma jogabilidade básica de seu antecessor, Resident Evil . Ambientado em Raccoon City, uma cidade fictícia nas Montanhas Arklay, no Meio-Oeste americano, o jogo oferece a escolha entre dois protagonistas - o policial novato Leon S. Kennedy ou a estudante universitária Claire Redfield - enquanto tentam sobreviver a um surto zumbi na cidade. O jogador explora Raccoon City enquanto luta contra monstros e resolve quebra-cabeças. [ 4 ] Embora os personagens do jogador possam estar equipados com armas de fogo , a munição limitada adiciona um elemento tático ao combate, forçando o jogador a escolher entre enfrentar ou evitar os encontros. [ 4 ] [ 5 ]
O jogo utiliza controles de tanque , o que significa que pressionar para cima move o personagem para frente, para baixo para trás e para a esquerda e para a direita gira, independentemente da perspectiva da câmera. [ 6 ] Na tela de status, o jogador pode verificar a condição do personagem, visualizar um mapa da área, reler arquivos obtidos e equipar ou combinar itens. [ 7 ] [ 8 ] A saúde atual dos personagens também pode ser determinada por sua postura e velocidade de movimento. Por exemplo, um personagem segurará o estômago com dor se estiver ferido e mancará lentamente se estiver à beira da morte. [ 4 ] [ 9 ] O personagem sofrerá dano sempre que for atingido por um inimigo ou perigo e, se sofrer muito dano, morrerá, causando um game over . Ervas e spray de primeiros socorros podem ser usados para curar. Salas seguras espalhadas pela cidade contêm máquinas de escrever , onde o jogador pode gastar fitas de tinta para salvar seu progresso, e caixas de itens que podem armazenar itens, necessárias porque os personagens só podem carregar um número limitado de itens. [ 4 ] [ 10 ]
Em contraste com as diferentes habilidades de Chris e Jill no jogo anterior, Leon e Claire diferem apenas em seus itens-chave iniciais (um isqueiro e uma gazua , respectivamente). O jogo introduz um "Sistema de Troca" [ 11 ] onde os dois personagens jogáveis são confrontados com diferentes quebra-cabeças, tramas e encontros. [ 4 ] Após terminar o "Cenário A" com um protagonista, o jogador desbloqueia o "Cenário B" para o outro, cujos elementos mudam para refletir os eventos do Cenário A, como inimigos derrotados, quebra-cabeças resolvidos e perigos causados pelas ações do jogador. Isso resulta em um total de quatro partidas únicas, duas para cada personagem, o que aumenta a rejogabilidade. [ 4 ] Cada protagonista é acompanhado por um parceiro de apoio. Esses personagens acompanham o protagonista em certas cenas e são jogáveis durante pequenos segmentos. [ 3 ] [ 12 ] Assim como no jogo anterior, existem múltiplos finais, mas, diferentemente do jogo anterior, o final que o jogador vê é determinado exclusivamente por qual dos quatro cenários está sendo jogado.
Os gráficos são compostos de personagens poligonais e modelos de itens gerados em tempo real , sobrepostos a fundos pré-renderizados que são visualizados a partir de ângulos de câmera fixos. [ 4 ] [ 13 ]
Após completar um cenário, o jogador recebe uma classificação com base no tempo de jogo e no número de vezes que salvou o jogo ou usou itens de cura especiais. [ 14 ] Classificações mais altas podem desbloquear armas e trajes adicionais. [ 15 ] Resident Evil 2 contém duas missões independentes: "O 4º Sobrevivente" e "O Sobrevivente To-fu". Em ambas, o jogador deve alcançar o objetivo lutando contra todos os inimigos pelo caminho, usando apenas o equipamento padrão. A versão para PlayStation exige que o jogador complete ambos os cenários com classificações altas para desbloquear essas missões, enquanto a versão para Dreamcast as disponibiliza desde o início. [ 16 ] Todas as versões posteriores, exceto a versão para Nintendo 64 , possuem um minigame adicional chamado "Batalha Extrema", onde o jogador, seja como Leon, Claire, Ada ou Chris Redfield do primeiro jogo, deve plantar quatro bombas antivírus em um dos três mapas enquanto luta contra uma série de inimigos com suprimentos limitados. [ 16 ] [ 17 ]
Trama
Dependendo da ordem em que os cenários são jogados, o jogador vivencia um de dois cursos de eventos que se contradizem mutuamente. Este resumo da trama cobre apenas o caminho seguido ao jogar os cenários Claire A e Leon B, que foi sugerido pela Capcom como sendo a versão canônica dos eventos. [ 18 ]
Em 29 de setembro de 1998, dois meses após os eventos do primeiro Resident Evil , [ 19 ] a maioria dos cidadãos da comunidade montanhosa de Raccoon City, no Meio-Oeste americano , foi transformada em zumbis pelo Vírus T , uma arma biológica secretamente desenvolvida pela empresa farmacêutica Umbrella . [ 20 ] [ 21 ] Leon S. Kennedy , um policial do Departamento de Polícia de Raccoon em seu primeiro dia de serviço, encontra Claire Redfield , uma estudante universitária à procura de seu irmão Chris . Após se separarem, Leon e Claire seguem seus próprios caminhos até a Delegacia de Polícia de Raccoon. [ 20 ] Eles descobrem que a maior parte do Departamento de Polícia de Raccoon foi morta, [ 22 ] e que Chris deixou a cidade para investigar a sede da Umbrella na Europa. [ 23 ] Eles se separam para procurar sobreviventes e encontrar uma saída da cidade. [ 24 ] [ 25 ] Enquanto procura uma rota de fuga, Claire encontra uma menina, Sherry Birkin, que está fugindo de uma criatura desconhecida, e Leon encontra Ada Wong , que afirma estar procurando por seu namorado John, um pesquisador da Umbrella de Chicago . [ 24 ] [ 26 ]
O chefe da RPD, Brian Irons, foi subornado pela Umbrella para esconder evidências dos experimentos da empresa nos arredores da cidade. Ele ocultou o desenvolvimento do novo Vírus-G , um agente capaz de transformar um humano na arma biológica definitiva. [ 24 ] [ 27 ] Leon tem vários encontros com um Tyrant, um monstro lançado de paraquedas na delegacia pela Umbrella para buscar o Vírus-G. Irons tenta assassinar Claire, mas é morto por um mutante do Vírus-G. Claire e Sherry escapam pelos esgotos e se separam. Depois de se separar de Leon, Ada encontra Sherry e pega um pingente dourado que a garota perdeu enquanto fugia. Mais adiante nos esgotos, Ada relutantemente se junta a Leon novamente, depois que ele insiste em seu dever de protegê-la. Eles encontram uma mulher de meia-idade que atira em Ada, mas Leon pula entre elas e leva um tiro. Ada ignora Leon, que está inconsciente, e segue a mulher, que se revela como Annette, mãe de Sherry e esposa de William Birkin , o cientista da Umbrella que criou o Vírus-G. Numa tentativa de proteger o trabalho de sua vida de agentes especiais enviados pela sede da Umbrella, ele injetou o vírus em si mesmo, o que o transformou na criatura deformada que agora persegue Sherry por causa de sua composição genética. [ 24 ] Annette reconhece o pingente de sua filha e tenta tomá-lo de Ada. Uma luta se inicia, durante a qual Annette é jogada por cima de uma grade. [ 28 ] Ada descobre que o medalhão dourado contém uma amostra do Vírus-G e, mais tarde – dominada por suas emoções – retorna para Leon, cuidando de seu ferimento à bala. [ 20 ] [ 24 ]
Enquanto isso, Claire se reencontra com Sherry e descobre que William implantou um embrião em sua filha para gerar descendentes. Leon, Ada, Claire e Sherry avançam por uma fábrica abandonada conectada à instalação secreta de pesquisa subterrânea da Umbrella. Um ataque de William deixa Ada gravemente ferida, e Leon explora o laboratório em busca de algo para tratá-la. [ 24 ] Ele é interrompido por uma Annette psicótica, que afirma que o relacionamento de Ada com John era apenas um meio de obter informações sobre a Umbrella, pois Ada é uma espiã enviada para roubar o Vírus-G para uma organização desconhecida. [ 24 ] [ 29 ] Leon não acredita nela, dizendo que confia em Ada. Quando Annette está prestes a atirar em Leon, o Tyrant aparece e ela recua. Ada retorna para salvar Leon e luta contra o Tyrant, que cai em um poço de metal fundido. Ada fica mortalmente ferida na luta; ela e Leon confessam seu amor um pelo outro antes de Ada parar de respirar. Enquanto isso, Annette tenta escapar com outra amostra do vírus G, mas é fatalmente ferida por seu marido mutante; antes de morrer, ela conta a Claire como criar uma vacina que impedirá as mutações causadas pelo embrião dentro de Sherry. Depois de preparar a cura, Leon e Claire se reencontram em um trem de fuga de emergência e injetam a vacina em Sherry, o que salva sua vida. No caminho, Leon é auxiliado por uma figura invisível a eliminar o agora mutante Super Tyrant; Leon pensa brevemente que seja Ada, mas não consegue identificar positivamente sua voz em meio ao ruído. [ 24 ] [ 30 ] Crescendo a um tamanho gigantesco, William segue Leon e Claire, mas é destruído quando o trem se autodestrói. [ 24 ] Depois de escapar da cidade com Sherry, Leon pretende derrubar a Umbrella, enquanto Claire continua a procurar por Chris. [ 24 ] [ 31 ] HUNK , um dos agentes especiais sobreviventes enviados pela Umbrella, completa sua missão de recuperação do vírus G. [ 30 ]
Desenvolvimento
O desenvolvimento de Resident Evil 2 começou um mês após a conclusão de seu antecessor, no início de 1996. [ 32 ] Resident Evil 2 foi desenvolvido por um grupo de cerca de 45 pessoas que mais tarde se tornaram parte do Capcom Production Studio 4. [ 33 ] [ 34 ] O diretor Hideki Kamiya liderou a equipe, que era composta por funcionários mais novos da Capcom e mais da metade da equipe do Resident Evil original . [ 32 ] [ 33 ] [ 35 ] Nos estágios iniciais de desenvolvimento, o produtor Shinji Mikami frequentemente tinha desentendimentos criativos com Kamiya e tentava influenciar a equipe com sua própria direção. Ele acabou se retirando para um papel de supervisão como produtor e exigia ver a versão mais recente apenas uma vez por mês. [ 36 ] O desenvolvimento custou mais de US$ 1 milhão. [ 37 ]
Resident Evil 1.5

As primeiras imagens de Resident Evil 2 foram exibidas no V Jump Festival '96 em julho. [ 38 ] Esta versão, posteriormente denominada Resident Evil 1.5 por Mikami, diferia drasticamente da versão final. [ 33 ] [ 35 ] Seu enredo seguia o mesmo esboço básico e apresentava um surto zumbi em Raccoon City dois meses após os eventos do primeiro jogo. No entanto, a Umbrella já havia sido fechada como consequência de seus experimentos ilegais. [ 39 ]
A equipe de desenvolvimento procurou manter o nível de medo do jogo original e introduziu dois personagens sem experiência em situações aterrorizantes: Leon S. Kennedy, praticamente idêntico à sua persona na versão final, e Elza Walker, uma estudante universitária e piloto de motocicletas que está de férias em Raccoon City, sua cidade natal. [ 35 ] [ 39 ] [ 40 ] [ 41 ] Ao contrário da versão final, os caminhos dos personagens não se cruzavam e cada personagem tinha dois parceiros de apoio em vez de um. [ 40 ] Leon recebeu ajuda do policial Marvin Branagh e da pesquisadora Linda – uma versão inicial de Ada – enquanto Elza foi auxiliada por Sherry Birkin e John, que aparece em Resident Evil 2 como o dono da loja de armas Robert Kendo. [ 40 ] [ 42 ] Mikami também revelou em 1996 que a sequência teria novos monstros e que o número de inimigos na tela seria aumentado para "cerca de sete ou mais" para produzir "a sensação de terror enquanto os monstros cercam o personagem". [ 43 ]
Exemplos do mundo real influenciaram os designs de personagens dos artistas Isao Ohishi e Ryoji Shimogama. Por exemplo, Ohishi baseou Leon em seu cão de caça e Annette Birkin na atriz Jodie Foster . [ 42 ] A delegacia era menor, com um design mais moderno e realista. [ 39 ] [ 40 ] Havia mais encontros com policiais sobreviventes, como um oficial superior de Leon chamado Roy. [ 40 ] [ 42 ] Os modelos dos inimigos usavam muito menos polígonos, [ 33 ] permitindo que muitos zumbis aparecessem na tela. [ 33 ] [ 35 ] O jogo empregava música dinâmica e alterava os cenários pré-renderizados em resposta aos eventos do jogo. [ 39 ] Os personagens jogáveis podiam usar equipamentos como roupas de proteção para melhorar sua defesa e permitir que carregassem mais itens. [ 44 ] [ 45 ] Os modelos dos personagens eram alterados por mudanças de figurino e pelos danos recebidos dos inimigos. [ 44 ]
Acreditando que os recursos do jogo eram bons individualmente, mas ainda não satisfatórios como um todo, Mikami esperava que tudo se encaixasse nos três meses que antecediam a data de lançamento projetada para maio de 1997. [ 41 ] [ 36 ] Logo depois, Resident Evil 1.5 foi descartado com 60-80% de conclusão. [ 32 ] [ 33 ] [ 40 ] [ 46 ] Mikami explicou mais tarde que o jogo não teria atingido a qualidade desejada a tempo e que a jogabilidade e os cenários eram monótonos.

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